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Qualidade e Aspetos Comportamentais

Qualidade e Aspetos Comportamentais

Duração: 50 horas

Nível 4: Habilitação mínima 9º ano

OBJETIVOS:

  • Interpretar os critérios de sucesso de integração organizacional.
  • Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organização.
  • Identificar as formas de comunicar e interagir.
  • Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicação.
  • Avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais.
  • Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa.
  • Identificar os diferentes estilos de liderança.

CONTEÚDOS:

  • Motivação para a qualidade
    • Motivação para a qualidade
    • Cultura da empresa – valores, crenças e atitudes
      • Influência de agentes externos na organização
      • Práticas e rituais da empresa
      • Resistência cultural
      • Propensão para o sucesso
      • Integração entre a qualidade e a cultura da empresa
  • Trabalho em equipa
    • Introdução – fatores emocionais na comunicação e dinamização de equipas
    • Trabalho em equipa – fatores de eficácia do trabalho em equipa
    • Comunicação como ferramenta de dinamização de equipas
    • Comunicação e as estratégias de negociação e resolução de conflitos
  • Comunicação interpessoal
    • Processo comunicacional
    • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
    • Técnica a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional
    • Modelo da assertividade
  • Liderança
    • Papéis de liderança
    • Conjunção de esforços para o cumprimento de objetivos comuns, através da liderança
    • Diferentes estilos de liderança
    • Processo de delegação como elemento essencial para a eficácia da liderança