Duração: 50 horas
Nível 4: Habilitação mínima 9º ano
OBJETIVOS:
- Interpretar os critérios de sucesso de integração organizacional.
- Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organização.
- Identificar as formas de comunicar e interagir.
- Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicação.
- Avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais.
- Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa.
- Identificar os diferentes estilos de liderança.
CONTEÚDOS:
- Motivação para a qualidade
- Motivação para a qualidade
- Cultura da empresa – valores, crenças e atitudes
- Influência de agentes externos na organização
- Práticas e rituais da empresa
- Resistência cultural
- Propensão para o sucesso
- Integração entre a qualidade e a cultura da empresa
- Trabalho em equipa
- Introdução – fatores emocionais na comunicação e dinamização de equipas
- Trabalho em equipa – fatores de eficácia do trabalho em equipa
- Comunicação como ferramenta de dinamização de equipas
- Comunicação e as estratégias de negociação e resolução de conflitos
- Comunicação interpessoal
- Processo comunicacional
- Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
- Técnica a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional
- Modelo da assertividade
- Liderança
- Papéis de liderança
- Conjunção de esforços para o cumprimento de objetivos comuns, através da liderança
- Diferentes estilos de liderança
- Processo de delegação como elemento essencial para a eficácia da liderança