Duração: 50 horas
Nível 4: Habilitação mínima 9º ano
OBJETIVOS:
- Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
- Desenvolver a comunicação assertiva.
- Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
- Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
- Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
CONTEÚDOS:
- Processo de comunicação e perfis comunicacionais
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Recetor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
- Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Comunicação assertiva
- Particularidades e vantagens do perfil assertivo
- Empatia
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica sintaxe
- Paralinguagem
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Barreiras à comunicação
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objetivas
- Subjetivas
- Barreiras externas
- Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
- Barreiras internas
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Processamento interno da informação
- Processamento fonético
- Processamento literal (significado)
- Processamento reflexivo (empático)
- Tipos de perguntas no processo de comunicação
- Abertas
- Fechadas
- Retorno
- Reformulação